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sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

TIC: Uma nova visão sobre a tecnologia na educação

A sociedade está em constante evolução, especialmente no que se diz respeito à tecnologia, e esse fato reflete muito nas práticas sociais, entre as quais está a educação. E no âmbito educacional a tecnologia pode ser aplicada de várias maneiras, por exemplo, através do uso das TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) que então, se tornam ferramentas para o ensino-aprendizagem.

Embora não seja essa a visão que a maioria das pessoas tem. Geralmente, quando se fala da implantação da tecnologia nas escolas, as imagens que vem a mente dessas pessoas são: os laboratórios de informática, as pesquisas escolares ou os alunos utilizando os computadores para copiar trabalhos da internet ou para acessar suas redes sociais. Mas, essa concepção não está de fato totalmente correta e, certamente, esse não é o propósito que se tem em vista quando se fala da tecnologia como um método para o aprendizado.

Ao contrário! O verdadeiro propósito do uso da tecnologia na educação vai muito além da simples ideia de utilizar a Internet para fazer pesquisas escolares. Um claro exemplo desse fato é a Educação on-line, que está cada vez mais presente na sociedade atual e fazendo a diferença na vida de muitos estudantes, possibilitando aos mesmos o acesso ao ensino e ao conhecimento, mesmo quando eles não podem estar presentes, fisicamente, nas aulas.

E,embora, esse tipo de educação (on-line) exija dos professores uma boa formação quanto às suas didáticas e dos alunos mais responsabilidade, disciplina e competência, ela (a educação on-line) só se torna possível através da utilização das TIC como uma estratégia pedagógica.

Quando passamos a ver por esse ângulo, podemos então entender quais são os reais objetivos da tecnologia quanto método de ensino. Alguns deles são: facilitar o acesso ao conhecimento; inovar os meios e veículos de informação e comunicação (para que as informações, recebidas ou transmitidas, sejam sempre atuais); inovar também a educação, utilizando como métodos de ensino-aprendizagem os ambientes virtuais de aprendizagem1, os hipertextos 2 e as hipermídias 3, os chats educativos, os objetos virtuais de aprendizagem 4, jogos on-line, entre outros.

Enfim, a tecnologia, como parte da evolução da educação, vem para abrir novos horizontes, tanto para os alunos (quando possibilita aos mesmos uma busca mais ampla pelo conhecimento); quanto para professores (quando oferece a eles novas ferramentas, métodos e estratégias de ensino).

Glossário:

1 Ambientes virtuais de aprendizagem:
São softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes. Como ferramenta para EAD, são usados para complementar aulas presenciais.
(Wikipédia,a enciclopédia livre: 

Hipertextos:
Documentos eletrônicos compostos de nodos ou unidades textuais interconectadas que formam uma rede de estrutura não linear, por meio de links, que são as conexões feitas entre “nós" em um hipertexto. O hipertexto é um texto múltiplo que funde e sobrepõe outros textos. 
(Em Aberto, Brasília, v.22, n.79, p. 17-44, jan. 2009);

Hipermídias:
É a reunião de várias mídias num ambiente computacional, suportada por sistemas eletrônicos de comunicação. Hipermídia, diferentemente de multimídia, não é a mera reunião dos meios existentes, e sim a fusão desses meios a partir de elementos não-lineares. A hipermídia mais conhecida na atualidade é a WWW. 
(*Wikipédia, a enciclopédia livre:
*Em Aberto, Brasília, v.22, n.79, p 17-44, jan.200);

Objetos virtuais de aprendizagem: 
Podem ser definidos por "qualquer entidade, digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado suportado por tecnologiasRecursos como imagens, vídeos, softwares e animações podem ser considerados OAV's desde que sejam utilizados para a aprendizagem.

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