Entrevistado: Professor
Valdemar Setzar – Departamento de Ciência da Computação - (Instituto de
Matemática e Estatística da USP – Universidade de São Paulo).
Tema: Crítica ao uso das TIC na escola.
Visão do Professor Valdemar
Setzar (Problemáticas e Críticas):
• O uso, indevido, da
Tecnologia na Educação Infantil:
O professor afirma que a
tecnologia não se faz necessária nessa fase da educação e que a criança não
deve ser inserida tão cedo nesse mundo tecnológico por estar em
desenvolvimento.
• O medo imposto pela
indústria tecnológica aos pais:
Nesse ponto ele fala brevemente
da pressão imposta pela indústria na educação geral da criança quando, por
exemplo, leva os pais a pensarem que se seus filhos não forem inseridos nesse
meio tecnológico, eles serão excluídos na sociedade.
• Os danos, físicos e
mentais, causados pelo uso excessivo de meios eletrônicos:
Segundo o professor Setzar, esses
danos não são imediatamente visíveis, mas são muito prejudiciais aos usuários
dos meios eletrônicos. Ele cita como exemplo o sedentarismo, o excesso de peso
e até mesmo a depressão, que ele afirma estar associada ao vício causado pelo
uso da Internet.
• A aceleração do
desenvolvimento infantil:
Nesse comentário o professor
defende a visão de que os meios eletrônicos aceleram o desenvolvimento infantil
(intelectual e emotivo) quando o mesmo devia ser gradativo, especialmente no
âmbito do ensino. Ele cita a Pedagogia Waldorf, que aborda a visão de um
desenvolvimento educacional mais gradativo e mais humano.
• O perigo da Internet para
as crianças:
Chamando a atenção para esse
assunto tão importante, o professor Valdemar Setzar, novamente fala que não é
necessário à criança ter acesso a Internet, mas, se os pais realmente veem essa
necessidade, então é preciso que esses pais acompanhem seus filhos, pois, como
a Internet é um sistema aberto, oferta muito perigo às crianças, quando estas
não tem acompanhamento.
• Requisitos para o uso
correto da Internet:
De acordo com o ponto de
vista do professor é necessário ter quatro requisitos básicos para utilizar bem
a Internet, que são: conhecimento, discernimento, autoconsciência e
autocontrole. E ele afirma que como a criança ainda não desenvolveu esses
requisitos, não se faz necessário para ela o uso da tecnologia;
• Os efeitos prejudiciais
dos meios eletrônicos no ensino:
Quanto a esse ponto o
professor afirma que a Internet produz distração, então não é um meio adequado
para o estudo. Ele critica o prejuízo que a Internet trás a leitura, pois, o
aluno não consegue se concentrar, devido ao fato de em um mesmo texto existir
diversos segmentos (links) para
seguir;
• Educação Contextual:
O professor considera que o
Contexto é um problema fundamental da educação infantil, tanto em casa, quanto
na escola. Ele afirma que toda educação é contextual, especialmente na visão da
Pedagogia Waldorf, segundo a qual os professores devem conhecer profundamente
seus alunos para entender suas necessidades e acompanharem seu desenvolvimento.
Já nos meios eletrônicos, na visão do professor, não há contexto algum, pois
não se dirigem somente a uma criança, mas a milhares de pessoas, o que no caso
prejudicaria o desenvolvimento infantil, por exemplo, o acelerando.
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=KOLuRMgcK2g