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terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

ATIVIDADE DA ESTAÇÃO 2 - Crítica ao uso das TIC na escola


Entrevistado: Professor Valdemar Setzar – Departamento de Ciência da Computação - (Instituto de Matemática e Estatística da USP – Universidade de São Paulo).

Tema: Crítica ao uso das TIC na escola.

Visão do Professor Valdemar Setzar (Problemáticas e Críticas):

• O uso, indevido, da Tecnologia na Educação Infantil:
O professor afirma que a tecnologia não se faz necessária nessa fase da educação e que a criança não deve ser inserida tão cedo nesse mundo tecnológico por estar em desenvolvimento.

• O medo imposto pela indústria tecnológica aos pais:
Nesse ponto ele fala brevemente da pressão imposta pela indústria na educação geral da criança quando, por exemplo, leva os pais a pensarem que se seus filhos não forem inseridos nesse meio tecnológico, eles serão excluídos na sociedade.

• Os danos, físicos e mentais, causados pelo uso excessivo de meios eletrônicos:
Segundo o professor Setzar, esses danos não são imediatamente visíveis, mas são muito prejudiciais aos usuários dos meios eletrônicos. Ele cita como exemplo o sedentarismo, o excesso de peso e até mesmo a depressão, que ele afirma estar associada ao vício causado pelo uso da Internet.

• A aceleração do desenvolvimento infantil:
Nesse comentário o professor defende a visão de que os meios eletrônicos aceleram o desenvolvimento infantil (intelectual e emotivo) quando o mesmo devia ser gradativo, especialmente no âmbito do ensino. Ele cita a Pedagogia Waldorf, que aborda a visão de um desenvolvimento educacional mais gradativo e mais humano.

• O perigo da Internet para as crianças:
Chamando a atenção para esse assunto tão importante, o professor Valdemar Setzar, novamente fala que não é necessário à criança ter acesso a Internet, mas, se os pais realmente veem essa necessidade, então é preciso que esses pais acompanhem seus filhos, pois, como a Internet é um sistema aberto, oferta muito perigo às crianças, quando estas não tem acompanhamento.

• Requisitos para o uso correto da Internet:
De acordo com o ponto de vista do professor é necessário ter quatro requisitos básicos para utilizar bem a Internet, que são: conhecimento, discernimento, autoconsciência e autocontrole. E ele afirma que como a criança ainda não desenvolveu esses requisitos, não se faz necessário para ela o uso da tecnologia;

• Os efeitos prejudiciais dos meios eletrônicos no ensino:
Quanto a esse ponto o professor afirma que a Internet produz distração, então não é um meio adequado para o estudo. Ele critica o prejuízo que a Internet trás a leitura, pois, o aluno não consegue se concentrar, devido ao fato de em um mesmo texto existir diversos segmentos (links) para seguir;

• Educação Contextual:
O professor considera que o Contexto é um problema fundamental da educação infantil, tanto em casa, quanto na escola. Ele afirma que toda educação é contextual, especialmente na visão da Pedagogia Waldorf, segundo a qual os professores devem conhecer profundamente seus alunos para entender suas necessidades e acompanharem seu desenvolvimento. Já nos meios eletrônicos, na visão do professor, não há contexto algum, pois não se dirigem somente a uma criança, mas a milhares de pessoas, o que no caso prejudicaria o desenvolvimento infantil, por exemplo, o acelerando.




  




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